terça-feira, 22 de setembro de 2009

Inauguração da Cooperativa Catares

14/12 - 18h
Uniso e Prefeiturainauguram a Cooperativa Catares
Resultado da parceria entre a Uniso e a Prefeitura Municipal, nesta manhã, foi inaugurada a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Sorocaba (Catares), localizada na Av. Brasil, nº 996, em cerimônia com a participação de representantes das parceiras, professores, catadores e convidados.
Em seu pronunciamento, o reitor, professor Aldo Vannucchi, lembrou que a Uniso vem trabalhando e sonhando com esse dia, há dez anos, “visando contribuir com gente respeitada no seu dia-a-dia, à luz dos princípios cristãos”, disse.
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, presidente da Fundação Dom Aguirre (FDA), destacou o papel comunitário da Universidade, com seus projetos para Sorocaba e região, complementando ainda que, com mais essa ação, Sorocaba caminha na construção de uma cidade solidária.
A abertura da solenidade foi realizada pelo secretário de parcerias, José Mauricio Dell’Osso Cordeiro, que apresentou uma das etapas do Plano Municipal de Coleta Seletiva de Lixo: a cidade foi dividida em seis áreas, cada uma delas de responsabilidade das cooperativas. A Catares, por exemplo, cuidará do centro de Sorocaba.
Com as cooperativas, a expectativa é a coleta de 2.230 toneladas de material reciclável anualmente, em Sorocaba, sendo que 49.500 árvores deixarão de ser cortadas. O objetivo, ainda, é ampliar o número de cooperativas.
“Mais um compromisso está sendo firmado para gerar maior renda à comunidade e colaborar com o meio ambiente. Sorocaba está feliz”, observou o prefeito Vitor Lippi, lembrando, ainda, das parcerias estabelecidas com a Uniso para a realização de projetos em várias áreas.
A solenidade foi encerrada com a assinatura da parceria. Além das autoridades citadas, a inauguração teve a participação dos professores Marli Gerenutti, Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Fernando de Sá Del Fiol, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; Antônio Carlos Bramante, Secretário da Juventude; e Francisco Carlos Ribeiro, coordenador da Catares; e o presidente Antonio Severino de Souza.
A Catares começou no início do mês e agrega 20 catadores, com previsão de que sejam recolhidas 15 toneladas mensais de material reciclável nessa área.
O diferencial da cooperativa será a atuação da Uniso, que está transformando o espaço num núcleo para estudos sobre trabalho e sociedade, com o objetivo de capacitar, por meio de projetos e eventos, os indivíduos ligados à reciclagem. A Catares é coordenada pelo professor Francisco Carlos Ribeiro.

Na cerimônia de inauguração: prof. Antônio CarlosBramante, Secretário da Juventude; profª Marli Gerenutti,Vice-Reitora e Pró-Reitora; Arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo; prefeito Vitor Lippi; secretário de parcerias, José Dell’Osso Cordeiro; Reitor, prof. Aldo;prof. Fernando, Pró-Reitor de Extensão; e Antonio Severino, presidente da Catares

Antonio Severino, presidente da Catares, assina a parceria

Evento reuniu representantes da Prefeitura e da Uniso, professores, catadores e convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário