segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Logistica Reversa

Usualmente pensamos em logística como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de vista econômico, ou seja, o reaproveitamento de produtos já utilizado e descartado que podem ser reutilizado no reprocessamento de novos produtos.

Logicamente que montar uma logística reversa com materiais nobres como: latas de alumínio, sucatas de ferro, derivados de papéis, plásticos em geral, com certeza vai encontrar mercado garantido, proporcionando lucro para quem vende e para quem compra.

Porém, quando se fala em produtos que a reutilização não é lucrativa ou não da para ser reprocessada, com certeza não terá uma logística reversa para recolher estes produtos ou embalagem classificado como problemático. Tais como resíduo eletrônico, pilhas, lâmpadas florescentes que utiliza mercúrio no seu processo fabril, e outros produtos que são descartados pelo consumidor final como se fosse lixo comum, consequentemente indo parar nos aterros públicos controlados ou não.

Somos carentes de uma política publica que organizasse e fomentasse fórum e discussões para regrar esta temática, para buscar soluções visando amenizar este impacto provocado no meio ambiente, buscando parceria com o setor público privado e organizações civis organizadas para mitigar estes problemas que hoje provoca transtorno para a sociedade como um todo.

QUESTÕES AMBIENTAIS

Existe uma clara tendência de que a legislação ambiental caminhe no sentido de tornar as empresas responsáveis por todo ciclo de vida de seus produtos. Isto significa ser legalmente responsável pelo seu destino após a entrega dos produtos aos clientes e do impacto que estes produzem no meio ambiente.

Um segundo aspecto diz respeito ao aumento de consciência ecológica dos consumidores que esperam que as empresas reduzam os impactos negativos de sua atividade ao meio ambiente.
A mudança de hábito dos consumidores finais, vai ser fundamental para que haja uma reeducação ambiental para o regramento do mercado fornecedor.

Fonte: Trabalho orientado pela Profª. Drª. Marcela Pellegrini Peçanha e apresentado pelo grupo no 2° semestre do curso de graduação de Tecnologia em Gestão Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário