segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Política Publica de Reciclagem

Política Pública Ambiental
É o conjunto de objetivos, diretrizes e instrumentos de ação que o Poder Público dispõe para produzir efeitos desejáveis sobre o meio ambiente.
A necessidade de se discutir a Política Pública para os resíduos transpassa a questão social, econômica e até mesmo ambiental, mas é hoje uma questão de saúde publica.
Segundo estimativas, cada pessoa gera em média 500gm de resíduo por dia.
O que fazer com o nosso “lixo” de cada dia?
Seria muito importante que os municípios brasileiros discutissem em conjunto as possíveis Políticas Publicas para mitigar os efeitos maléficos dos resíduos.
Assim como em Sorocaba já existe um Programa Municipal de Coleta Seletiva, outros municípios também estão adotando esse programa.
Mas ainda falta uma visão estadista para ter a coragem de tratar deste assunto não como programa político partidário, ou seja, com prazo de validade.
Envolver a comunidade para debater o assunto da reciclagem é de suma importância. Trazendo para esse debate a sociedade civil organizada, as Universidades, a OAB, o Rotary Club, os empresários etc. A exemplo, a cidade de Jabuticabal (que já possui um programa de coleta seletiva), a Prefeitura de São Carlos e a APASC (Ass. Proteção Ambiental de São Carlos) estão unidas para formar um Núcleo de Reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário